quarta-feira, 27 de abril de 2011

E você, quer mais?

Quem não quer mais: mais dinheiro, mais felicidade, mais amigos, mais sucesso. Mais, mais, muito mais. Então vamos buscar mais.

Imagine um mundo todo mais. As pessoas seriam mais felizes. Mais felizes elas trabalhariam mais. Trabalhando mais, ganhariam mais. Ganhando mais, gastariam mais. Viveriam mais. Sorririam mais. Teriam mais amigos. E quem sabe até mais tempo.

Saindo desse mundo imaginário, quase perfeito, podemos querer mais hoje? Sim, muitos responderiam. Todos queremos mais. Quem tem pouco quer sempre mais. Quem tem alguma coisa, quer ter muito mais. Quem tem muito também quer mais. Que ótimo se todos buscássemos mais. Não seria bom?

Sim e não. Sim, porque o mais é sempre ligado a coisas boas. Mas nem sempre. Neste sentido, não, não podemos querer mais. Seria bom mais violência, mais corrupção, mais roubos, mais assaltos, mais pobreza, mais, mais e mais? Mais pra quê? Mais por quê?

Nos acostumamos a generalizar as coisas e não a pensar sobre elas. Todo o positivo tem seu negativo. E viver nos extremos nunca é bom. Eu prefiro sempre o melhor, e não o mais. O melhor emprego, os melhores amigos, as melhores risadas, as melhores companhias, o melhor amor. Em um plano mais abrangente e não tão egocêntrico, escolho as melhores condições de trabalho e de vida, em alguns casos, melhores condições de sobrevivência. Melhor segurança, melhor educação. Pra quê mais, se podemos buscar o melhor? Melhores políticos, melhores governantes. Melhores cidadãos, melhores pessoas, melhor país. Um mundo melhor.

Se você esfregasse uma garrafa e de dentro dela saísse um gênio que lhe concederia um único pedido, você escolheria mais ou melhor?

Comece a imaginar...

Dica

Assista aos filmes Quem quer ser um milionário, Prenda-me se for Capaz ou O Aviador.
Ou então o filme que está em cartaz nos cinemas Sem Limites [ver trailer]

Nenhum comentário:

Postar um comentário