terça-feira, 14 de junho de 2011

Filosoficamente

O homem é um ser dotado de cultura. Quando nasce já está inserido em um contexto cultural e normativo que vai moldando seu comportamento, através das normas culturais. Este homem cresce acreditando que essas normas, já internalizadas, são de fato a verdade sobre o seu mundo, sem fazer a si mesmo maiores questionamentos. Assume diante do mundo uma postura dogmática.

Em algum momento de sua vida esse homem inicia um processo de questionamentos sobre aquele mundo. Ele busca algo mais que lhe é oferecido, mas acaba deparando-se com uma série de reflexões que estão muito além do seu intelecto, questões nas quais sua cultura não dá conta de responder. Ele rompe com sua postura dogmática e percebe-se ignorante, pois o mundo que para ele foi posto é na verdade uma representação de mundo, construída social e culturalmente.

O homem, percebendo-se ignorante, não pode mais assumir novamente seu comportamento dogmático e experiencia a negação daquilo que lhe é posto como verdade. Porém, todas essas “verdades” nada mais são do que normas em que não há uma reflexão, nem uma postura crítica acerca desse mundo.

Assumindo, então, um comportamento reflexivo, característico da postura filosófica, este homem inicia uma série de apontamentos, nos mais diferentes níveis como uma maneira de buscar uma explicação plausível sobre essa natureza do mundo. As representações não fazem mais sentido e, diante disso, o homem afirma-se no mundo através de uma postura intelectual ativa, questionando-se sobre o ser, o conhecer e o saber, não mais vivendo no dogmatismo e sim colocando-se filosoficamente no mundo.
Convite:

Questione, faça um esforço para sair da caverna!
Se acreditar em algo, pergunte-se o por quê? Não acredite só por acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário